Buscar
  • Recicla Eletro

Pesquisadores descobrem utilidade no lixo eletrônico para fabricação de cerâmica.


gif

Televisores e monitores de computadores hoje são considerados obsoletos devido a alta demanda e acessibilidade à tecnologia, e por sua vez são descartados!

Os televisores e monitores de tubo são um problema na hora do descarte, principalmente devido aos materiais que compõem o tubo ( CRT), que podem trazer graves danos ao meio ambiente e, consequentemente, à saúde humana. São esses elementos nocivos o: Bário, Cádmio, Arsênio e o Chumbo que são altamente cancerígenos.



Pesquisadores da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP) encontraram uma forma de aplicar o material das telas de monitores na fabricação de cerâmica.

A pesquisa consiste no desenvolvimento de um novo esmalte para revestimentos cerâmicos feito com o vidro das telas das TVs de tubo e de monitores de computadores antigos. Além de ser uma nova opção de reciclagem para o lixo eletrônico, o produto tem o processo de produção mais barato, consome menos energia e ainda é feito de forma mais rápida se comparada à convencional encontrada no mercado.

gif

Os cientistas criaram uma nova receita para os esmaltes cerâmicos, que normalmente são compostos de pó de argila, pó de caulim e pó de frita – a matéria-prima mais cara na produção do esmalte, usada para dar liga no produto após a queima. Os autores da pesquisa substituíram 20% da frita pelo vidro do painel dos equipamentos, um dos três diferentes tipos de vidro que compõem os tubos de aparelhos televisores e monitores, e, assim, encontraram uma finalidade para esse resíduo que antes poderia poluir o meio ambiente, pois o tubo não desmontado corretamente carrega substâncias tóxicas.


De acordo com pesquisadores, o uso desse vidro pode trazer economia para indústria e é uma forma de preservar a natureza.

gif

Pesquisa: Jornal da Usp - 07/04/2021


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo