Buscar
  • Recicla Eletro

História dos Vídeo Games - Parte III

Vamos seguir nossa viagem agora entre os anos de 1974 á 1976

Jogo Tank lançado em 1974 pela Kee Games

Em 1974 executivos da Atari vão para a rival Kee Games, em uma época em que era necessário aumentar a distribuição de máquinas. A Kee Games lança Tank, jogo mais vendido do ano, e ultrapassa a Atari em vendas. Na verdade, a Kee Games era uma subdivisão da Atari (que voltou ser uma empresa só com a Atari posteriormente) e, quando voltaram ser uma única empresa, transformaram-se em uma das maiores indústrias de videojogo de todos os tempos. Os funcionários da Atari Harold Lee, Alcorn e o engenheiro Bob Brown desenvolvem uma versão de Pong para videojogo, mas o interesse do público é pequeno devido ao fracasso do Odyssey, uma caixa preta e branca com controles tipo disco.



1975

A Atari entra em contato com Tom Quinn, comprador de artigos esportivos da Sears Roebuck, e apresenta-o ao jogo Pong. Após negociações, a Sears compra 150.000 unidades do Fliperama, muito mais do que a Atari podia produzir. As máquinas vinham estampadas com o logo da Sears Tele-Games. Bushnell consegue uma linha de crédito de 10 milhões de dólares com Don Valentine para expandir a Atari. No Canada o Home Pong torna-se o campeão de vendas do catálogo da Sears.

Logo da Tele Games ( Sears)

1976

Fairchild Channel F o 1º vídeo jogo programável

O sucesso da Atari leva várias empresas a lançar consoles, mas somente a Coleco (abreviação de Connecticut Leather Company) consegue aprontar tudo para o Dia dos Pais. O videojogo Telstar Pong usava tecnologia similar às das máquinas de então.

Enquanto isso, a Fairchild Camera & Instrument dá outro passo importante lançando o Fairchild Channel F, o primeiro videojogo programável. Congelar o jogo, alterar o tempo e a velocidade passa a ser possível com Fairchild Channel F. O joystick era bem interessante: o botão ficava na ponta do manche e podia ser rotacionado. Assim, Pong ganhava inclinação na "raquete" e podia rebater a bolinha em vários ângulos.

Nessa época, surgem as primeiras críticas aos jogos eletrônicos violentos. Death Race, da Exidy Games, foi o precursor de Carmaggedon. Sair atropelando tudo o que viesse pela frente era o objetivo do jogo. Death Race serviu ainda de inspiração para a criação de outro jogo recente, Interstate 76.

Com o mercado em crescimento, Bushnell vende a Atari para a Warner, pois não vê outra maneira de mantê-la competitiva.


Continuamos com nossa viagem em breve!

Fonte: Wikipédia


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook ícone social
  • Pinterest
  • Instagram
  • Twitter

Recicla Eletro - Coleta Gratuita de Resíduos Eletrônicos

 CNPJ: 39.240.186/0001-91   

Vila Aricanduva - São Paulo - SP     

 (11) 2365-8702     (11) 9. 4108-2570         

 contato@reciclaeletro.com.br                    

Todos os direitos reservados